terça-feira, 21 de novembro de 2017

Animais Fantásticos e onde voltamos a habitar

Animais Fantásticos

Olá, Quadrinheiro !!

Eu gostei muito do novo filme de do Universo de Harry Potter. Entretanto eu não sou o maior dos fãs do bruxinho de óculos redondo. Mas meu amigo Danilo Gonçalves é ! Por isso, publico aqui um texto dele, emocionante, sobre o retorno da magia ao cinema. 

Animais Fantásticos e onde voltamos a habitar!

fantastic-beasts-and-where-to-find-themDurante anos uma geração se sentiu vazia, o fim de uma era poderíamos dizer assim, ao sairmos do cinema em 2011 uma era chegava ao fim. Harry Potter e as Relíquias da Morte Pt. 2 marcava o último dia que uma geração que cresceu ao lado desse universo iria ir ao cinema ver um filme da franquia. Muitas lágrimas me desceram dos olhos aquele dia. Mal sabia eu… mal sabia eu!

Animais FantasticosAlguns anos depois, um anúncio abalaria as nossas estruturas: Teríamos mais! Animais Fantásticos e Onde Habitam seria um novo filme do universo Harry Potter. Com base no livro era difícil imaginar uma trama para esse filme. Seria apenas uma história sobre os fantásticos seres daquele universo? Mais e mais anúncios foram elevando e muito a hype para o filme: seriam cinco, e não apenas um único filme; Teríamos a participação de diversos personagens importantes; o ano em que a história se passava coincidia com a ascenção de Grindelwald ao poder; e, por fim a constatação: Veríamos no cinema a história da grande guerra contra o segundo maior bruxo das trevas de todos os tempos e o icônico duelo dele contra Dumbledore!

Partiu Cinema !

Enfim chegou o dia, pela oitava vez eu entrava no cinema para ver um filme da franquia. Logo da Warner subindo entre a fumaça e a trilha sonora tão amada e conhecida, mais lágrimas… Por que não? Só quem é fã de verdade de um universo entende. Você fica ansioso, arrepiado quando começa. Poxa… Eu amo ser fã, amo de verdade! Mas afinal, “Animais Fantásticos” honra o universo Harry Potter? A resposta e simples, ele não só honra, ele eleva esse universo a outros patamares!

O filme é lindo visualmente, a criação de universo é fantasticamente planejada. A ambientação em uma Nova York dos anos 20 é perfeita. E os personagens ? aahhhh os personagens, meu amigo… Cada um deles é absolutamente incrível, cada um deles é absolutamente apaixonante!

fantastic-beasts-and-where-to-find-them-image-movie-2Eddie Redmayne cria um Scamander ao mesmo tempo tímido e deslumbrado, que se transforma quando entra na sua maleta, mostrando exatamente que ali, entre aquelas criaturas ele se sente em casa. A jornada do personagem e bem traçada e não se preocupa em explicar suas origens. Ela pincela o passado do personagem e deixa claro que o que importa é o futuro. E o filme estabelece de forma simples e sem parecer forçada tudo que precisa para o restante do universo!

Todo o trio principal é bem desenvolvido e traz muito mais do que os estereótipos do cinema pedem. Ninguém está ali por acaso, o roteiro de J. K. Rowling se preocupa em dar a devida importância a cada personagem. Agora vamos falar um pouco da trama do filme, VÃO TER ALGUNS SPOILERS, então se você não assistiu sugiro que pare por aqui!

1926

Toda trama do filme é costurada dentro de uma ameaça que pode colocar o mundo bruxo em perigo, J. K Rowling se preocupa até em mostrar como o mundo bruxo era antiquado e preconceituoso na época. Bruxos proibidos de se casar ou se relacionar com trouxas, ou, não-magi, (nome americano para os não bruxos). Um ligeiro preconceito ronda a sociedade bruxa, como rondava o mundo naquela época, os bruxos evoluíram, essa é a mensagem de J.K! E mais um ponto para o roteiro de J.K, ela não se preocupa em enrolação, em meia hora, ou menos a premissa do filme é estabelecida. O filme gasta tempo explanando esse novo universo mas faz de uma forma fluida, sem peso, e você a cada minuto se envolve mais com a trama!

Seguimos a aventura de Scamander para ter de volta suas criaturas enquanto por traz algo maior acontece, o fanatismo violento, ainda resquícios da inquisição nos apresenta um grupo que canta sobre a destruição dos bruxos. Mais uma vez J.K nos mostra a sua preocupação em ampliar muito, mais muito seu universo. Enquanto acompanhamos Newt em sua aventura vamos nos deslumbrando com essa nova (para nós) sociedade mágica, e é lindo de se ver! Enquanto passamos a entender tudo que se desenrola por traz, com traições e cada vez ameaças maiores, Animais fantásticos é um filme muito mais sombrio do que eu esperava, e eu gostei muito disso.

captura-de-tela-2016-11-19-as-09-18-31

Vilão ?

Chegamos ao ápice do filme, que talvez seja o terror de todo roteirista, como finalizar, como concluir de forma magistral um filme tão belo e intenso? J.K faz isso com maestria, o fim ao mesmo tempo que completa uma boa história estabelece o futuro desse universo, e ai chegamos ao primeiro e preocupante problema desse Filme, Jhonny Depp!

Sou fã dos trabalhos dele, mas desde que foi anunciado como Grindelwald tive minhas preocupações. Não conseguia visualizá-lo como o personagem, e após assistir ao filme e vê-lo, continuo com essa sensação. Desejo que a atuação dele salve o personagem, por que o visual realmente me incomoda. Ou talvez eu só precise me acostumar, veremos!

E o filme acaba. Saí do cinema sem palavras. Eu e minha namorada não tínhamos palavras para descrever o que sentíamos. A única coisa que eu sentia era: “O mundo da magia está de volta”. A ansiedade já é gigantesca. A espera para o próximo é torturante! Mas há também uma paz que me mostra que teremos mais desse universo pelos próximos cinco anos pelo menos. Se você como eu é fã dessa saga, você sabe o que estou sentindo. Você sentiu a mesma emoção ao sair do cinema, e eu lhe digo mais, estamos juntos nessa espera. Obrigado a J. K Rowling por esse universo que me acompanhou dos 10 aos 21 anos, e vai continuar por mais alguns, nenhuma dessas palavras descrevem o que senti ao entrar ontem no cinema. Ou ao ler “A Criança Amaldiçoada”.

Nenhuma dessas palavras expressa a gratidão de ter de volta o universo de Harry Potter, obrigado!

Danilo Gonçalves, 26 anos, designer e fundador do Canal “Os Mestres do Universo”

Facebook: https://www.facebook.com/canalosmestresdouniverso/

YouTube: http://www.youtube.com/c/OsMestresdoUniversomdu

About The Author

Sou um leitor de Quadrinhos e fã de cinema desde que me entendo por gente. Minha primeira "revistinha" ganhei da minha mãe em 1983 e desde então não parei mais de ler. Portanto este é um blog de um cara que começou a ler HQs há mais de 30 anos e continua apaixonado por este universo !

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *