domingo, 22 de outubro de 2017

Após o Reino do Amanhã

Reino do Amanhã 10 anos depois da bomba.
Reino do Amanhã 10 anos depois da bomba.

Após o Reino do Amanhã

Oi Quadrinheiro !

Sei que estou em falta, pois ainda não fiz um post que deveria, falando sobre o Reino do Amanhã e como foi ler esta obra prima dos quadrinhos na época de seu lançamento. Mas eu resolvi fazer uma postagem apenas para colocar algumas imagens que saíram em 2009, em uma revista da Sociedade da Justiça, que mostra o que houve com o Super-homem e os outros heróis da Terra 22, após a bomba explodir no final de Reino do Amanhã.

A revista mostra um Super-homem ou Superman, se você preferir, atuando em outra terra. Mas é o mesmo Super-homem do Reino do Amanhã, que no meio da explosão da bomba foi lançado para um universo paralelo. Entretanto ele retorna pra casa no exato momento que saiu e é aquele momento que ele acorda logo após a explosão, em meio aos ossos dos heróis que morreram e resolve ir detonar com os sobreviventes.
Reino do AmanhãCom já sabemos, ele fica muito P… da vida e parte pra cima da galerinha na ONU.

Reino do Amanhã

Reino do AmanhãE o reverendo ( que todo mundo já sabe que foi baseado no pai do Alex Ross ) chega e dá uns toques no “caboclinho” azulão, num dos melhores diálogos dos Quadrinhos:

Reino do Amanhã

Reino do Amanhã Reino do Amanhã

Quem já leu Reino do Amanhã ( Existe alguém que não leu ? Sério ?? ) já conhece até aqui, ó:

Reino do AmanhãE é aqui que entra a parte mais legal… o que aconteceu depois. Vou tentar analisar as imagens junto com vocês, mas seria legal também vocês deixarem a percepção de vocês nos comentários.

Mas… o que que aconteceu depois ?

Veja esta, após 1o anos:

Reino do Amanhã 10 anos depois da bomba.

Reino do Amanhã 10 anos depois da bomba.

Aparentemente a galerinha passou a não ver mais TV e foram todos procriar. Creio que temos na imagem filhos do Super-Homem com a Mulher Maravilha e aparentemente, o Bruce, ou é padrinho ou também apareceu lá com o dele. Vivem isolados nas montanhas, com o Krypto, o Raiado ( super gato ) e o cachorro preto perto do Bruce deve ser algum descendente do Ace. Acho que mais ao fundo tem o Shelby, um dos primeiros cães do Clark ( provavelmente uma homenagem a ele, não sei… ).

Depois de 20 anos, o inevitável acontece:

Reino do Amanhã 20 anos depois da bomba.

Reino do Amanhã 20 anos depois da bomba.

Pelo jeito é o enterro do Bruce. Especialmente por ser visível o símbolo do morcego na alça do caixão. Espantosamente ele viveu mais do que qualquer um poderia prever para um cara que levava a vida que ele levou. Tem uma porrada de heróis e descendentes. Eu sempre imaginei que um enterro de um cara como o Batman teria apenas a família morcego e o Alfred. Sim, pra mim, o Bruce morreria cedo. Agora, considerando o Batman dos anos 70, amigo de todo mundo, aí sim eu pensaria num enterro lotado como este. De cara, eu consigo ver o Oliver e a Dinah, Clark e Diana com sua filha, acho que a Selina de véu preto e mais um monte de outros… Uma homenagem e tanto. Tem um monte de homenagens escondidas neste tumulto, como um Lanterna Verde que não reconheço usando o “cabelinho” do Super-homem clássico, o Homem-elastico e o Homem-borracha, Flash, Dick sentado.. acho que deve ser o Tim também. O Espectro na forma do Jim Corrigan, Desafiador, Sr. Destino.. e os outros deixo pra você me contar nos comentários.

Só que a vida continua… ao menos para os imortais, e 100 anos depois:

Reino do Amanhã 100 anos depois da bomba.

Reino do Amanhã 100 anos depois da bomba.

Pelo jeito a humanidade resolveu ir embora do planeta, ou mesmo colonizar outros locais. O Super-Homem velho ainda com a Diana do seu lado, observa e se despede do filho ( acho… ) que acompanha a nova jornada dos humanos. Interessante o símbolo que o Clark Kent usa no peito. Alguém conhece ?

E 200 anos depois:

Reino do Amanhã 200 anos depois da bomba.

Reino do Amanhã 200 anos depois da bomba.

Lá se vai o planeta em uma enchente global. Deve ser por isso que os humanos resolveram debandar. Só ficaram os poderosos, aparentemente pesarosos, saudosos… Um clima enorme de nostalgia.

Reino do Amanhã 500 anos depois da bomba.

Reino do Amanhã 500 anos depois da bomba.

A terra se recupera após 300 anos da enchente e temos o super jardineiro ajudando a reconstrução do planeta. era que legal a posição do herói, como uma referencia a capa da Superman #1. Acho mito bacana a forma como o Ross homenageia as HQs. E começamos a perceber que se trata mesmo de uma história do Super-homem. Outra coisa pra se observar é a ausência da Diana. Teria ela ido embora ou morreu ?

Reino do Amanhã 1000 anos depois da bomba.

Reino do Amanhã 1000 anos depois da bomba.

E finalmente, 1000 anos depois, um anónimo Super-idoso, ainda como um simples Clark Kent observa em meio a multidão a si mesmo, quando garoto e vindo ao futuro fazendo parte da Legião dos Super-herois, um grupo que ele próprio foi a grande inspiração. A esta altura é de se imaginar que o Clark seja um grande detentor da historia humana, entendendo tudo e sendo muito, muito sábio. E esta sabedoria o faz procurar ser o mais anônimo possível. As pessoas ao lado do Clark parecem representar diversas nações raças e religiões, mostrando que a humanidade evolui para uma raça única e não separada por fronteiras e ideologias. Resta saber quem são os rostos que inspiraram o artista.

Sou apaixonado por este tipo de historia. Ainda mais quando se dá este nível de respeito. Adorei a edição, emocionei muito. Quando a gente vai tendo um pouco mais de idade e já é leitor de HQ a mais de 30 anos, é compreensível e possível entender o sentimento do Super-homem após estes mais de 1.000 anos vivinho da silva !

Aliás, cá entre nós, pros mais velhos que leem o blog. Este Super-homem velho não lembra bastante o Barbosa da TV Pirata ? ( hahahahahahah )

Você sabe algo mais sobre esta homenagem ? Por favor, compartilhe conosco nos comentários!

Abraços do Quadrinheiro Véio !

Capa da revista Sociedade da Justiça da América, onde esta história foi publicada:

Capa de JSA 22 de Fev2009

Capa de JSA 22 de Fev2009

About The Author

Sou um leitor de Quadrinhos e fã de cinema desde que me entendo por gente. Minha primeira "revistinha" ganhei da minha mãe em 1983 e desde então não parei mais de ler. Portanto este é um blog de um cara que começou a ler HQs há mais de 30 anos e continua apaixonado por este universo !

Related posts

23 Comments

  1. Roni

    Por que você não deu o link pra download dessa HQ?? Qual o problema de vocês que falam de uma HQ foda e não dá o link pra download fala serio puta que pariu

  2. Web Hosting

    O Reino do Amanha, alem da qualidade grafica e artistica, mostrou que os conceitos de nao matar dos antigos herois ainda eram validos, apesar do tempo e do clamor por personagens mais violentos.

  3. FERNANDO R DIAS

    Parabéns pela excelente matéria!
    Espero ver mais resenhas assim, pois não conhecia o site e fiquei maravilhado.

    Quanto a sua pergunta na foto “Reino do Amanhã 100 anos” não sei se foi uma pergunta ou somente chamando atenção, mas o símbolo que o Superman ostenta é de RAO e era usado em algumas histórias por Jor-el.
    A imagem – creio eu – fez a alusão de quando Kal-el foi enviado pela Terra pelos seus pais para salva-lo da destruição de Kripton. E, como vc disse, na imagem vemos Clark e Diana “enviando” seu filho para outro planeta.

  4. TJ

    Fantástica matéria. Parabéns. Não conhecia essa linha temporal pós bomba. Só li aquelas páginas da edição definitiva. Sei Q algumas histórias relativas a reino do amanhã foram publicadas aqui mas de qualidade duvidosa… Enfim, comecei a ler hq de heróis por causa de reino do amanhã. Parabéns pela matéria!!

  5. Lipocos

    Muito boa a matéria, já tinha visto as imagens, mas pra mim elas eram posteres aleatórios em homenagem a hq original. Também fui um dos que li na época do lançamento e pra mim O Reino do Amanhã é umas das grandes obras primas dos quadrinhos. E como é bom ler alguma coisa da DC em que o Batman não seja o centro das atenções, pena que isso está cada vez mais raro.

  6. Daniel Carvalho

    Cara acho que essa foi a melhor matéria que eu já li em toda internet, vc está de parabéns, mesmo eu sendo um leitor experiente que tbm começou com os quadrinhos por volta de 83 com os Disney da vida , jamais tomei conhecimento dessa sequência do O Reino do Amanhã. Emocionou mesmo.
    Parabéns cara.

  7. Marcelo Paolillo

    Na última versão da Panini mostra algum tempo depois do fim Clark e Diana em um restaurante temático de super-heróis esperando o Bruce chegar. Quando chega ele conversa um pouco e logo diz pra Diana “Você está grávida”, ela e Clark levam um susto e confirmam e por fim Diana convida Bruce pra ser o padrinho e no final ele e Clark se abraçam.

  8. Robinson

    Muito boa a matéria! Se esse arco estivesse na versão de luxo capa dura da Panini fecharia com chave de ouro… Em qual edição saiu Aki no Brasil??? Abração

  9. Giulianno Liberalli

    O que posso dizer é que na imagem de 100 anos depois, a roupa que o Clark está usando remete ao visual clássico que o pai dele, Jor-El, usava em Krypton nas histórias antigas do Superman, acho que o Sol simboliza RAO, a maior divindade da cultura kryptoniana. E isso só mostra que a bateria kryptoniana é sinistra, ele viveu mais de 1000 anos, Diana com certeza já deve ter falecido e essa última cena me lembra um pouco o final de Superman: Entre a Foice e o Martelo, aonde sua história vai anos e anos no futuro até um novo recomeço.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *