domingo, 22 de outubro de 2017

Back to the Future Day !

Back to the Future Day !

De volta para o futuroE o tão esperado dia em que Marty McFly chegaria ao presente finalmente chegou. Mas tinha que ser na semana do novo trailer de Guerra nas Estrelas VII – O Despertar da Força

Eu não sei… sou tão fã de De volta para o Futuro quanto de Star Wars. E eu não poderia dizer qual eu gosto mais. Como este é um blog de opinião e não de notícias, se você já me acompanha sabe que aqui eu apenas falo sobre minhas experiências e vivências relacionadas à HQs. E como você deve imaginar, eu assisti a partida do Marty pra este futuro ( que agora se tornou nosso presente ), em 1989, ano do filme Back to the Future II. Curioso pensar que a gente veio pelo caminho longo e normal… e ele apenas atravessou uma porta. Não no espaço, mas no tempo. Que no caso do filme, é tratado como uma dimensão espacial mas em outro contexto. Legal, né ? 

26-marty-mcfly-bbcE naquele tempo, naquele ano, dentro da mente de uma criança de 13 anos, realmente tudo aquilo seria possível. Era tudo mágico… como é bom ser criança, ainda mais nos anos 80. Época que a inocência ainda existia, as crianças eram crianças e o que era ilimitado era a natureza e o limitado era a informação, muito embora houvesse um esforço e um hábito muito maior para se converter esta informação em conhecimento e aplicar isso com sabedoria nas nossas vidas. Hoje, parece que inverteu tudo. Temos muito acesso a informação… pouco conhecimento, quase nada de sabedoria e recursos naturais escassos. Não acho que Marty ficaria muito contente… mas, BttF é pra fazer sonhar e, acima de tudo, inspirar. Mostrar e ensinar que o futuro da gente é a gente quem faz.

Mas os anos 80 que o então Marty McFly deixou pra trás em suas aventuras foijaws-19-back-to-the-future-part-ii uma década muito marcante. Aliás, pra mim, que passei os anos 80 dos 4 aos 14 anos, onde grande parte da minha personalidade foi moldada, foi uma década de muito boas produções. Ok. Talvez não muitas, mas as poucas foram muito marcantes. E justamente por serem poucas, a gente tinha menos opção e isso reforçava muito o sentimento de identidade. A gente ficava pensando sobre um filme por muito tempo, meses… Hoje temos uns 5 filmes de super-herói por ano e incontáveis seriados. Não dá tempo de pensar e refletir. Mal lançaram o trailer do novo Star Wars, que lotou a timeline de todas as redes sociais e, dois dias depois, todo mundo está falando da chegada do Marty e, mais do que isso, como o futuro tecnológico que ele encontrou nos filmes, ainda não aconteceu. Nos anos 80 a gente não tinha quase nada de super-heróis de HQ nos cinemas . Tivemos 2 Super-homem ( me RECUSO a considerar os filmes 3 e 4. Viu como faziam coisas ruins naquela época também ? Não é só hoje em dia… ). Tivemos um Batman em 1989, inesquecível também. E o resto, foram boas idéias bem produzidas, tais como Os Caça-Fantasmas, Indiana Jones, Star Wars, Curtindo a Vida Adoidado, Top Gun, Mad Max, Namorada de Aluguel, Goonies e etc.., para um público menos exigente e com menos acessos, mas que adorava um cineminha. As pessoas tinham foco no trabalho e não na diversão. Não estou dizendo que isso é bom ou ruim, apenas era diferente. Viver hoje é mais fácil, mas se iludir também é. Uma coisa era você viver sem acesso às informações e com isso poderia ser ( e possivelmente era ) manipulado pelos veículos de comunicação. Hoje, você tem acesso a muita informação, mas não tem como saber o que é e o que não é verdadeiro. Ou seja, a sabedoria sempre vai ser o mais importante. Nunca subestime a importância da humanidade. Não existe a menor possibilidade de máquinas assumirem o mundo.

De volta para o futuroDe Volta para o Futuro é um filme que eu assisto quantas vezes eu puder. Amo muito ! É uma homenagem aos tempos mais simples, aos tempos mais ingênuos, aos sonhos mais leves. O filme 2 é denso, mostra o que o futuro poderia se tornar, mas ao mesmo tempo, mostra o quanto uma simples mudança de atitude, uma simples escolha, pode mudar tudo no seu mundo. Faz você valorizar o tempo, valorizar a vida que leva, valorizar algo que não se pode recuperar. Faz você refletir que o tempo vale mais que dinheiro, mais que suas posses, mais do que aquela briguinha com sua mãe/esposa/marido/motorista do carro do lado/etc… A gente começa a pensar sobre a sabedoria das escolhas, sobre pensar na atitude a se tomar, pois não existe retorno. O plantio é opcional, mas a colheita é obrigatória ( li isso em algum lugar ).

timecircuitsEsta trilogia, eu coloco toda num mesmo patamar. Pra mim, não são 3 filmes, mas apenas um. Os filmes começam e terminam no mesmo ponto. O Marty e o Doc Browm não tem parada. É um grande sufoco, que mesmo passando semanas, para eles é como se fosse pouco tempo. Tudo acontece muito rápido já que o tempo deixou de ser uma variável e eles podem ir e vir. Após o final do terceiro filme, fica claro que a vida fora do tempo ( OUT A TIME, como diz a placa do De Lorean ), é a maior sensação de liberdade que se possa ter, assim como a maior responsabilidade. Você se torna um visitante o tempo todo, pra todo sempre. Você se torna um Doctor Who. Sem pátria, sem época. Apenas existe ! Cara, que sensação fantástica ! 

Bom, acho que isso já resume bem o que é que De Volta para o Futuro representa pra mim. Não tem a ver com tecnologia, nem com acontecimentos. Tem a ver com identidade. Com quem você é, e com o que você pensa. O que você faz hoje reflete para todo o sempre ! Por isso que ser você mesmo não é apenas uma frase de efeito. É a única coisa que realmente vale a pena fazer na vida. Todo o resto é ilusão. O caminho, então é se conhecer. Saber quem você é, é o primeiro passo para ser você mesmo.

Abraços do Quadrinheiro Véio !

5626d8eec46188a6228b459b

151020_FUT_back-to-the-future-obession.jpg.CROP.promo-xlarge2

About The Author

Sou um leitor de Quadrinhos e fã de cinema desde que me entendo por gente. Minha primeira "revistinha" ganhei da minha mãe em 1983 e desde então não parei mais de ler. Portanto este é um blog de um cara que começou a ler HQs há mais de 30 anos e continua apaixonado por este universo !

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *