segunda-feira, 18 de junho de 2018

Capitã Phasma – Star Wars: Jornada para Os Últimos Jedi

Capitã Phasma – Star Wars: Jornada para Os Últimos Jedi

Eu sou meio suspeito quando se fala sobre Star Wars. Acho que junto com quadrinhos, é a minha nerdice mais antiga, mais apaixonante e é meu único fã-clube. Faço parte do Conselho Jedi SP desde o comecinho em 1999, do CJRJ desde 1997. Como sempre gostei de Guerra nas Estrelas, o retorno dos filmes com a Special Edition foi mega especial. Se não houvesse esta remasterização não teríamos hoje tantas coisas boas, entre elas, Capitã Phasma.

E a Capitã Phasma é uma personagem muito curiosa. Vamos recapitular o que já vimos dela. Uma brevíssima aparição em The Force Awakens, em que ela e nada é a mesma coisa. Em seguida, apanha do Finn em The Last Jedi. Pra muita gente, eu inclusive, é uma personagem com mais fama de “fodona” do que realmente a gente pode conferir nos filmes. O visual dela é um dos mais legais e sua armadura reflete tiros de blaster. Muito legal mesmo. Mas, o que tem mais ? 

Universo Transmídia

Uma das características mais bacanas de Star Wars atualmente é que ela tem um conceito muito forte de transmídia. Ou seja, cinema, animações, livros, quadrinhos e jogos tem suas histórias entrelaçadas, cânones, e o que acontece em um influencia no outro. Tendo como principal guia o cinema, todo as outras mídias são por ela guiadas e direcionadas. Nisso temos coisas muito legais ( algumas até mais legais do que os próprios filmes ), e um universo imenso a ser explorado em torno da linha de acontecimentos principais, com os Skywalker, Rey e cia.

E neste contexto chegou pra mim Capitã Phasma 001. Uma mini-série em 4 partes que será publicada aqui no Brasil em 2 volumes. A HQ conta como a personagem escapou da destruição da Base Starkiller logo depois de fugir do compactador de lixo ao qual foi confinada por Finn e Chewie em O Despertar da Força. 

Ela descobre que havia um suposto espião na base, que teria auxiliado a resistência em seu ataque, e parte imediatamente em seu encalço, que a leva a um planeta alienígena bastante perigoso.

Capitã Phasma vale seu tempo ?

Vale. Mas não é nenhuma obra prima, nenhum graphic novel. É muito bom pra quem é fã de Guerra nas Estrelas e quer acompanhar o universo expandido e, além disso, seja fã da personagem como eu.  Eu gostei muito do que eu li. A roteirista Kelly Thompson procura respeitar a fama da personagem. Respeita sua patente e procura mostrar pra gente que a personagem é “tudo isso” e não apenas mais um Boba Fett. Existe esta brincadeira entre os fãs, de dizer que a personagem é a nova Boba Fett no sentido de que ela tem um visual, tem a fama, mas efetivamente não é mostrado nada e acaba caindo em um fosso… hahahah… comparação bobinha, mas que tem o seu sentido ( se você quiser que tenha ).

O traço é muito bom, tem muito movimento, profundidade e pra mim, o que eu mais gostei até hoje em termos de quadrinhos de Star Wars. O desenhista italiano Marco Checchetto tem personalidade no traço, enquanto faz lembrar dos bons tempos de Jinn Lee sem o excesso de rabiscos. Será que me fiz entender ? hahahahaha Gosto de desenhos sequenciais, sem ter a sensação de estar lendo uma sequencia de pôsteres. Checchetto desenha pra Marvel a algum tempo, já passado por Homem-Aranha, Vingadores e agora com Greg Rucka em Justiceiro. E Andres Mossa habilmente reforça a qualidade do desenho com um colorido cheio de luz e reflexo. Fazer uma armadura cromada em quadrinhos não é uma tarefa fácil.

Se estiver na dúvida, compre. Vale os R$ 8,70 na edição com capa cartonada e você não vai se arrepender. Se não achar na sua cidade, tem no site da Loja Panini.

Abraços do Quadrinheiro Véio.

About The Author

Sou um leitor de Quadrinhos e fã de cinema desde que me entendo por gente. Minha primeira "revistinha" ganhei da minha mãe em 1983 e desde então não parei mais de ler. Portanto este é um blog de um cara que começou a ler HQs há mais de 30 anos e continua apaixonado por este universo !

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *