terça-feira, 21 de novembro de 2017

Guia: Como começar a ler Quadrinhos Marvel

Guia: Como começar a ler Quadrinhos Marvel

E meu convidado Danilo Gonçalves retorna com seu guia. Espero que goste e visite o canal dele também.

=========================================

Olá, tudo bem com vocês, estamos de volta ao blog do quadrinheiro com o nosso guia “Como começar a ler quadrinhos”. O primeiro post desta série você encontra AQUI e nele falamos sobre a DC Comics, hoje é dia de falarmos da Marvel!

No Guia da DC Comics tentamos apresentar os principais personagens, apresentar os diferentes universos e finalizamos com grandes sagas, o da Marvel será um tanto diferente devido à diversidade de equipes, heróis e universos! Apresentaremos aos novos leitores as equipes, os diferentes heróis, e finalizaremos com grandes saga. Partimos de 3 princípios para lhes indicar essas histórias: 1° A qualidade da história, é claro, escolhemos as melhores de cada personagem, a facilidade em encontrar tais histórias, seja online ou para compra, e por fim histórias que você já tenha tido contato em outras mídias da Marvel, gerando o apego necessário e apresentando histórias que se aproximem do que o novo leitor já acompanhou em outras mídias!

Vamos ao guia começando pelas equipes:

A Marvel no inicio dos anos 60 enfrentava um problema, a Liga da Justiça da América elevava as vendas da DC Comics as alturas e os heróis quase deuses da concorrente encantava os leitores pelo mundo! Então um camarada tentou mudar essa situação criando também a sua equipe, porém a ideia do editor conhecido como Stan Lee foi trazer heróis mais humanos, com problemas reais, em situações do dia a dia, nascia então o Quarteto Fantástico, a partir daí a Marvel recuperava notoriedade abrindo portas para as outras equipes da Marvel, Os Vingadores, Os X-Men e posteriormente os Guardiões da Galáxia!  Separamos histórias dessas equipes que as apresentam não em sua origem, mas em fantásticas histórias.

Quarteto Fantástico – Dia do Juizo Final : Stan Lee e Jack Kirby.QUARTETO_FANTASTICO_A49_1343653940B

Nessa fantástica história temos a vinda de Galáctus anunciada por um visitante e a destruição é iniciada até a posterior chegada de Galáctus. Aqui conhecemos os poderes do Quarteto, a inteligência do Senhor Fantástico e sua família. Uma bela história para te introduzir nesse universo da família de heróis mais famosa dos quadrinhos. 

Avengers_Vol_3_20Os Vingadores – Ultron Ilimitado : Kurt Busiek e George Perez.

Sem duvida a melhor história sobre Ultron, aqui ele se estabelece como um dos maiores vilões dos Vingadores ao destruir uma nação inteira. Uma história complexa de Kurt Busiek e magnificamente ilustrada por George Perez. O heroísmo e a humanidade dos heróis são apresentados e a equipe de heróis da Marvel testada até os seus limites.

supremosOs Supremos: por Mark Millar.

Os Supremos são uma versão dos Vingadores criada para o Universo Ultimate da Marvel. Um universo um tanto quanto mais adulto que é surpreendente. Se você gosta de Vingadores, “Os Supremos” irão te impressionar com esse tom mais obscuro e absolutamente diferente do Universo Regular da Marvel. Post do blog aqui.

X MEN A SAGA DA FENIX NEGRA DEF PAN 2015 12 c1X-MenA Saga da Fenix Negra: Maravilha de Chris Claremont e John Byrne.

Uma das mais fantásticas histórias em quadrinhos já feita! Jean Grey é exposta a uma radiação mortal que eleva seus poderes ao máximo. Todo esse poder transforma Jean em um alvo de Mastermind e o desenrolar da trama é fantástico. Essa história te apresenta aos poderes dos X-Men e está presente em qualquer top 10 da Marvel! Enfim, aprecie essa Fantástica saga!

Guardiões da Galáxia #01Guardiões da Galaxia – Now : de Brian Bendis e Steve McNiven.

Aqui vemos a equipe espacial da Marvel se unindo ao Homem de Ferro em uma batalha incrível. Perfeitamente desenhada por McNiven, a imersão nessa história é incrível, o desenvolvimento dos personagens junto com um roteiro amarrado dão um excelente tom a HQ! Um ótimo começo com a equipe Galáctica da Marvel!

Ok por enquanto ?

Aqui terminamos de apresentar as equipes da Marvel, e começaremos a apresentar alguns arcos individuais que valem a pena ler, valem a pena não, são quase obrigatórios na verdade! Ainda na tentativa de apresentar heróis mais próximos da realidade a Marvel criou os heróis de rua, aqueles que quando não estavam combatendo o crime estavam lutando contra os problemas do cotidiano! Vamos a dois deles!

Homem_Aranha_A_ltima_Ca_ada_de_KravenHomem-Aranha: A última caçada de Kraven : por J. M DeMatteis e Mike Zeck.

Aqui temos um Peter Parker sendo levado ao extremo e passando pelo grande clichê dos quadrinhos onde o vilão toma o lugar do herói! Clichê, mas não leve isso como algo negativo, um dos maiores clássicos do aranha essa HQ te apresenta a personalidade e poderes do cabeça de teia para recuperar seu lugar. O amigo da vizinhança é testado até os seus limites e DeMatteis nos presenteia com uma história sobre obsessão e aonde ele pode levar um homem ! Post emocionado do Quadrinheiro Véio aqui !

demolidor homem sem medoDemolidor: O Homem sem Medo : de Frank Miller e Romita Jr.

Frank Miller reconta a origem do Demolidor nessa fantástica história, uma origem mais sombria e que se encaixa perfeitamente no personagem! O pai morto, o acidente, os sentidos aguçados e o treinamento tudo perfeitamente encaixado no magnifico roteiro de Miller. A história que inspirou a primeira temporada na Netflix é sem duvida uma leitura indispensável para quem está começando a se aventurar no mundo dos quadrinhos!

demolidor-a-queda-de-murdockDemolidor: A Queda de Murdock: de Frank Miller e David Mazzuchelli.

Sim, duas HQS do demolidor nessa lista, afinal, elas se completam! A melhor fase do demônio de Hells Kitchen sem duvida está assinada por Frank Miller e a queda de Murdock é algo fascinante! Mais uma daquelas que entram em qualquer top 10 da Marvel. O rei do crime descobre a identidade do Demolidor e o terror é instaurado na vida de Matt Murdock, amigos no fundo do poço e o futuro do demolidor é fantasticamente explorado na melhor história já escrita do personagem. Esta também tem post no blog aqui !

Agora chegamos ao Universo Místico da Marvel, e também para te introduzir a um personagem que chegará as telas de cinema vamos apresentar esse universo com ele, Dr. Estranho.

doutor-estranho-origemDr. Estranho – A Origem:  de Stan Lee e Steve Ditko.

Aproveitando a estreia do filme, vamos às origens do Mago Supremo para te apresentar o Dr. Estranho. Uma história magnificamente criada por Stan Lee que te ajudará a conhecer o personagem e entender esse universo místico da Marvel. Como vimos no primeiro trailer certamente a origem do Dr. Estranho será amplamente abordada no filme, então aqui você já passa a conhecer o personagem! E se quiser, veja o video do Canal do Quadrinheiro Véio, apresentando mais do personagem aqui.

Após apresentar esses personagens volto a dizer, é muito complexo criar um guia da Marvel, a diversidade que a Marvel nos apresenta é incrivelmente complexa, mas ao ler essas histórias você estará preparado para as grandes sagas da Marvel! Tão importantes na história da editora, vamos começar lá nos anos 80 com uma das maiores sagas já escritas.

marvel 01aGuerras Secretas: por Jim Shooter

Nos anos 80 a Marvel pretendia lançar uma linha de brinquedos, porém precisava de uma história marcante para isso, foi então que surgiu Guerras Secretas ( Marvel Super Heroes Secret Wars ), uma das mais incríveis sagas da Marvel! Dentro de uma premissa simples onde os heróis e vilões são levados para um planeta e levados a uma batalha. Temos cenas épicas e uma mega saga que afetou todo o universo Marvel, principalmente o futuro da Cabeça de teia! Um dos primeiros post do blog, aqui também.

Guerra Civil Panini capa-duraGuerra Civil: Mark Millar e Steve McNiven.

Sim, chegamos a ela, um dos maiores eventos da história da Marvel que dividiu o universo dos heróis. Confira o vídeo sobre Guerra Civil no meu canal, Mestres do Universo, aqui. Após um atentado que atinge Stanford levando diversas pessoas a morte o governo decide votar e aprovar a lei de registro de Super-humanos. Homem de Ferro decide apoiar o Governo, Capitão América fica do lado da liberdade dos super heróis e temos a Guerra Civil. Os outros heróis escolhem a suas causas e a porrada começa. A épica saga da Marvel que chega aos cinemas no fim de Abril/16 merece nosso destaque nesse guia, leia e aproveite!

desafio02Desafio Infinito: de Jim Starlin, George Pérez e Ron Lim

O titan louco Thanos consegue as seis joias do infinito e se torna o ser mais poderoso do universo! Já ouviu isso antes? Sim, essa saga conta essa mega batalha entre os Heróis vs Thanos. Talvês muito próximo do que veremos no cinema, essa saga nos presenteia com fantásticas lutas e o maior vilão da Marvel no máximo de seu poder! Leia Desafio Infinito e já se prepare para os próximos filmes do Universo Cinematográfico da Marvel!

Essas foram as nossas indicações na tentativa de te apresentar o universo dos quadrinhos da Marvel, teremos sim outras indicações de leituras após esse guia para te ajudar a cada vez mais se aprofundar no universo da editora!

Esperamos te ajudar e a semana que vem voltamos com o guia de outras editoras que também investem em quadrinhos de extrema qualidade! Um abraço e até a semana que vem!

Danilo Gonçalves, 26 anos, designer e fundador do Canal “Os Mestres do Universo”

Facebook: https://www.facebook.com/canalosmestresdouniverso/

YouTube: http://www.youtube.com/c/OsMestresdoUniversomdu 

About The Author

Sou um leitor de Quadrinhos e fã de cinema desde que me entendo por gente. Minha primeira "revistinha" ganhei da minha mãe em 1983 e desde então não parei mais de ler. Portanto este é um blog de um cara que começou a ler HQs há mais de 30 anos e continua apaixonado por este universo !

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *