sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Guia: Como começar a ler Quadrinhos DC Comics

GUIA DC COMICS

Este post é uma novidade aqui no blog. Temos um convidado que eventualmente vai escrever aqui pra vocês: Danilo Gonçalves do Canal “Mestres do Universo“. Espero que goste !

=======================================================

Olá, você é um fã de quadrinhos? Então em algum momento já te fizeram a seguinte pergunta: Como eu começo a ler quadrinhos? Por onde eu começo? Bom essa série de Posts tenta responder a essa pergunta, da melhor forma possível é claro! Teremos o Guia DC Comics de como começar a ler quadrinhos, o Guia Marvel, e também o guia de outras editoras que vale muito a pena conferir!

A indústria dos quadrinhos voltou com força total junto com o sucesso dos filmes de super-heróis que inundam as telas dos cinemas mundo afora, com isso novos leitores são atraídos 9° arte e uma das perguntas mais frequentes é essa, afinal, existe uma regra para se ler quadrinhos? Existe uma forma correta? A resposta é não, não existe uma forma correta ou uma regra, porém existem dicas que podem fazer com que essa sua primeira imersão nesse novo universo seja mais bem aproveitada!

A DIFERENÇA ENTRE AS MÍDIAS! (Quadrinhos e livros)

Se você é um leitor de livros, antes de tudo deve compreender a diferença entre as duas mídias e dessa forma não implementar a mesma forma de leitura aos quadrinhos, muitos de meus amigos desistiram da leitura de HQs por não compreenderem essa diferença! Livros transmitem quase que 100% de sua história através da escrita, descrevendo situações e ambientes, dissertando sobre as reações do personagem, enfim, a escrita é quase que o todo dessa maravilhosa mídia. Já os quadrinhos são mais complexos, além da escrita você tem a arte, as cores, as sombras, e dessa forma que locais, reações e situações são expressas nos quadrinhos! Por isso a forma da leitura não pode ser a mesma, lembre-se, quanto mais rápido você termina uma história em quadrinho, menos da essência dela você recebeu!

Tendo isso em mente vamos passar para o próximo ponto e realmente entender como começar a ler quadrinhos!

GUIA DC COMICS

GUIA: DC Comics.

As histórias em quadrinhos se perdem em meio a tantas sagas, reboots das editoras e diversas abordagens dos Super-Heróis, então não existe uma ordem cronológica que possa ser indicada que te faça conhecer todo um universo, então nessa série nossa tentativa é indicar uma sequencia de histórias que te faça compreender os heróis, suas limitações e compreender como cada uma das editoras aborda seus universos, sim, universos, você entenderá mais pra frente!

Então separamos 10 Histórias da DC Comics que te apresentaram aos universos da DC de uma forma que após essas leituras você possa ler qualquer material da DC sem estar tão perdido!

Batman – Ano 1: Escrito por Frank Miller, ilustrado por David Mazzucchelli, colorido por Richmond Lewis.

Batman-Ano-Um-Panini-2011No ano de 1987 a DC Comics convida Frank Miller para recriar as origens do morcego, após o enorme sucesso de Cavaleiro das Trevas um ano antes a missão estava certamente em excelentes mãos! E Frank Miller nos entrega uma história absolutamente fantástica, Batman ano 1, como diz o nome, conta o primeiro ano de Bruce Wayne como O vigilante de Gotham, um Gordon ainda jovem lutando contra o sistema enquanto o Homem-morcego se deparava com a máfia de Gotham, Ano 1 se tornou a origem oficial do Batman sendo assim uma perfeita história para quem quer começar a conhecer a DC Comics!

Superman – O Homem de Aço: por John Byrne e Dick Giordano.

1986-The-Man-of-Steel-b-670x1024Em 1986, John Byrne começa a recontar a origem do nosso bom samaritano em uma série fantástica, O homem de aço traz um Superman mais humano e mais heroico, uma nova abordagem que passa a transformar tudo que viria posteriormente a essa história, desde Lois Lane até os melhores vilões de Superman passando por um embate com o homem morcego. Uma das mais complexas séries do filho de Krypton que sem duvida é indispensável para qualquer leitor!

Biblioteca DC – Mulher Maravilha: por George Perez.

biblioteca-dc-mulher-maravilha1-600x917Sim, aqui chegamos a um ponto complicado, pouquíssimas histórias da Mulher Maravilha são publicadas no Brasil, e isso nos limita ao indicar boas leituras disponíveis da Amazona. A biblioteca DC apresenta uma excelente origem para a WW através da incrível arte de George Perez, batalhas épicas dentro de uma fantástica história. Finalizando assim a apresentação do trio mais conhecido e importante de Super-heróis da DC Comics.

A Guerra dos Anéis: Geoff Johns e Dave Gibbons e desenhada por Ivan Reis, Patrick Gleason e Ethan Van Sciver

LanternaVerdeGuerraAneis01Guerra dos Anéis ( pode ler mais aqui ) te apresentará de forma fantástica aos Lanternas Verdes e seus principais inimigos, um evento importantíssimo e com uma história brilhante criada por Geoff Johns um dos principais roteiristas da DC Comics, dentro de todo um contexto galáctico você se dará conta dos poderes dos Lanternas e de todo seu código para defender seus ideais!

Flash, Seguindo em frente: de Francis Manapul e Brian Bucellato.

FlashSeguindoFrenteApesar de ser uma história relativamente nova “Seguindo em Frente” nos apresenta a um Barry Allen cheio de conflitos e problemas passados o que o leva a utilizar seus poderes de maneira fantástica! Aqui percebemos a dimensão dos poderes do Flash e sem dúvida é uma excelente forma de começar com esse personagem e ainda é recheada de Fãs service para os antigos leitores!

Batman – O Cavaleiro das Trevas: por Frank Miller.

Batman-HQ-2Um dos mais fantásticos futuros alternativos nos é apresentado nesse arco de Histórias criado por Frank Miller em 1986, um novo Batman, mais violento e sem nenhum código de conduta chega para mudar, não só a visão do Batman, mas também a histórias dos quadrinhos, os anos 80 marcam a transição das histórias em quadrinhos para uma era muito mais sombria e histórias que se tornavam cada vez mais adultas! Sendo principal inspiração para o Batman que temos hoje no Universo da DC nos cinemas, Cavaleiro das Trevas está sem duvida, em minha opinião, no Top 3 de melhores histórias em quadrinhos já feitas! Além de ler uma obra de arte das histórias em quadrinhos você começa a se acostumar com as variações temporais das sagas que lhe são apresentadas, transformando sua imersão nesse universo ainda mais completa!

Reino do Amanhã: de Mark Waid e Alex Ross.

reino-do-amanha-edicao-definitivaAinda na pegada de futuros alternativos em 1996 Reino do Amanhã ( post exclusivo aqui ) chega as bancas impactando ainda mais os leitores de quadrinhos, vinte anos a frente os nossos conhecidos heróis estão aposentados e são obrigados a voltar a ativa pelas ações dos novos “Super-heróis”. Os novos heróis atuavam sem respeito pela humanidade o que faz com que o Superman e outros membros da Liga passem a realizar o trabalho! O Superman nessa história está absolutamente fantástico!!! Leia, e aproveite mais uma das melhores Hqs já feitas!

Liga da Justiça: Flashpoint: por Geoff Johns

Aqui somos enfim apresentados às distintas linhas temporais criadas pelo flashpointhcFlash, após voltar no tempo tudo muda e Barry Allen se vê sem os seus poderes e um presente em absoluto caos! Cara, vou falar pouquíssimo sobre a história por quê até em coisas pequenas você se surpreende em Flashpoint! As linhas temporais são exploradas e mais uma vez Geoff Johns arrebenta ao construir um roteiro impressionante! E é a saga que transforma o universo DC nos universo dos Novos 52.

Crise nas Infinitas Terras: Roteirizada por Marv Wolfman e desenhada por George Perez.

índiceEssa saga é tão importante que dividiu a história da DC em pré e pós crise! Crise nas Infinitas Terras explora ao máximo a questão do Multiverso da DC e apresenta eventos importantíssimos em uma saga absolutamente Fantástica! Mortes, lutas épicas, heróis no máximo de seus conflitos tudo isso em um roteiro absurdamente complexo e ilustrado majestosamente por George Perez, dada a importância de todos esses eventos crise das infinitas terras deve ser lida após a bagagem necessária ter sido adquirida com todos os volumes anteriormente indicados!

A morte do Superman: por Dan Jurgens

death-of-superman-vol-2-75-1993-coverEnfim chegamos a incrível história de 1992 “A Morte do Super-Homen”. Após uma luta épica com Apocalipse os dois acabam mortos nas ruas de Metrópoles arrasando a comunidade de Super-heróis! O incrível heroísmo do Super nessa HQ é de cair o queixo, com toda a liga abatida ele se levanta como último herói para enfrentar Apocalipse! A ilustração desse quadrinho é absurdamente linda, as páginas inteiras mostrando a luta de uma forma visualmente incrível. E posteriormente a funeral do Super que também leva o peso de um dos maiores momentos da DC Comics nos quadrinhos.

Essas foram as nossas 10 indicações no intuito de te levar a conhecer mais da DC através dessas histórias, muitos clássicos ficaram DE FORA, mas de forma intencional! Acredito que após essa sequencia de leituras você estará preparado para ler qualquer outra história da DC COMICS!

Se quiser conferir, também tem o video deste guia aqui, ó !

Semana que vem estamos de volta para falarmos sobre a Marvel Comics! Até lá!

Danilo Gonçalves, designer e fundador do Canal “Os Mestres do Universo”

Facebook: https://www.facebook.com/canalosmestresdouniverso/

YouTube: http://www.youtube.com/c/OsMestresdoUniversomdu

About The Author

Foto de perfil de O Quadrinheiro Véio

Sou um leitor de Quadrinhos e fã de cinema desde que me entendo por gente. Minha primeira "revistinha" ganhei da minha mãe em 1983 e desde então não parei mais de ler. Portanto este é um blog de um cara que começou a ler HQs há mais de 30 anos e continua apaixonado por este universo !

Related posts

7 Comments

  1. Felipe

    HQUltimate é realmente o melhor …mas gostaria de uma dica…começar a ler DC por onde ? Se alguem me perguntasse da Marvel eu diria para começar na Guerra Civil, voltar no tempo e depois avançar ….. o que sugere ?

    Minhas Sagas Marvel acabaram e ja li algumas mini sagas como A Morte do Super, volta, revanche e etc. Hora Zero (excelente),
    Queda do Morcego e Marvel vs DC 1

    Adoraria dicas …..

  2. Pingback: Guia: Como começar a ler Quadrinhos Marvel - oquadrinheiroveio.com.br

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *