domingo, 22 de outubro de 2017

Guia: Quadrinhos Brasileiros

Guia: Quadrinhos Brasileiros.

E meu convidado Danilo Gonçalves retorna com seu Guia dos Quadrinhos Brasileiros. Espero que goste e visite o canal dele também.

======================================

Olá, tudo bem com vocês, estamos de volta e dessa vez para te indicar excelentes Quadrinhos Brasileiros, sim maravilhosas estórias escritas e desenhadas por Brasileiros, afinal, os quadrinhos brasileiros são de uma qualidade incontestável, e vale demais a pena serem lidos!

Dentro da indústria dos quadrinhos brasileira nos temos as mais diversas abordagens, dos textos mais adultos e reflexivos aos mais infantis que te fariam chorar ao lembrar-se da tua infância! Caso você leitor desse post ainda esteja nessa infância citada aproveite e comece a descobrir  a qualidade dos textos tupiniquins, a beleza dos traços, a falta de cor em desenhos rasgados, o excesso de cores em traços delicados! Sou um amante da 9° arte, e me sinto orgulhoso de enxergar os absurdos talentos que existem em terras brazucas!

Esse não é propriamente um guia, são apenas as minhas indicações de grandes obras e leituras que são essenciais para qualquer fã de quadrinhos, repare fã de quadrinhos! Vamos as indicações!

O Golpe de 64 – de Oscar Pilagallo e Rafael Campos Rocha

Golpe64Apesar de você, amanhã há de ser outro dia” Cantava Chico Buarque nos anos 70 graças ao Golpe militar de 1964. Nessa INCRÍVEL estória, Oscar Pilagallo nos apresenta de forma impressionante os acontecimentos que culminaram no golpe militar. Junto com as ilustrações de Rafael esse quadrinho, muito mais interessante que algumas aulas de história, consegue te apresentar ao inicio da época mais tenebrosa de nosso país! Dinâmico, inteligente e apreciativo! Aproveite a imersão incrível que “O Golpe de 64” te apresenta, e no fim perceba o porquê de Raul Seixas cantar “Eu sou a mosca que pousou em sua sopa”.

Que Deus te AbandoneAndré Diniz e Tainan Rocha.

tumblr_nynhk7EPfy1tximnvo1_1280Quando uma chuva devasta a cidade de Petrópolis a única saída de seus moradores é lutar pelo que resta de vida, “Que Deus nos abandone” nos apresenta à Barbara, uma jovem que após o desastre fica ao lado de seu namorado e enfrenta sua comunidade pelas suas decisões. O roteiro de André Diniz nos absorve ao detalhar o desespero das pessoas diante a tragédia, Mariana, Cabo Frio, Nova Iguaçu e tantas outras tragédias em nosso país passam pelas nossas cabeças enquanto a história nos é apresentada! A arte de Tainan Rocha expressa o medo, angustia as cores são fortes e tristes! Mas essa não é uma história sobre tragédia, é sobre força, sobre a incrível força do ser humano diante as adversidades, nós resistimos, nos lutamos. “Que Deus nos abandone” me fez chorar, às vezes de tristeza e outras de esperança. Apenas leia!

O Doutrinador – Luciano Cunha.

capa1Bom eu conheci O Doutrinador há pouco tempo, infelizmente, como eu queria conhecer esse quadrinho antes, o projeto de Luciano Cunha que começou no Facebook até virar encadernado é absurdamente fantástico. O Doutrinador é basicamente um justiceiro que caça (até a morte) os políticos corruptos. Criado a partir da aversão do autor pelo sistema que controla nosso país “O Doutrinador” leva aos extremos essa revolta sendo cruel e implacável! O traço incrível te ajuda na imersão transformando a experiência da leitura em algo latente, as histórias contadas muitas vezes são familiares transformando essa HQ em algo raro! Descubra por si só a grandiosidade dessa poética história sobre injustiça e revolta!

Agora abordarei uma questão mais pessoal, meu quadrinista brasileiro favorito, absolutamente tudo que ele escreve eu gosto demais! Danilo Beyruth, primeiro duas histórias fantásticas assinadas por ele e quando entrarmos nas Graphics msp’s teremos mais duas, então, vamos a elas!

Bando de dois –  Danilo Beyruth

Bando-de-2Caatinga, cangaceiros, espingardas e vingança! Sim, bando de dois tem tudo isso e muito mais, aqui meu xará consegue criar uma vaga sensação de desespero para se chegar ao final da história, os desenhos são profundos e fazem a sua leitura ainda mais dinâmica! Tinhoso e Caveira de Boi fazem parte de um grupo emboscado pelos Macacos “policia” e tentam impedir que as cabeças de seus companheiros sejam exibidas em praça publica! Sim, uma simples história de perseguição e vingança, o cangaço sendo exibido na mais cruel de suas facetas! Vilarejos pobres, fanatismo religioso tudo perfeitamente abordado por Danilo, uma incrível história que merece sua leitura!

Necronauta: O almanaque dos mortos – Danilo Beyruth.

necronautaConduzir a alma dos mortos ao além, essa é a função de Necronauta, o herói, principalmente daqueles que deixaram assuntos inacabados, almas penadas assombrações e tudo que você gosta, que eu sei! Necronauta aborda tudo isso de uma forma fantástica, aqui temos seis histórias que apresentam todas as complexidades da vida humana e o quanto ela é frágil, Necronauta é o salva “vidas” dos mortos em uma missão quase que “divina”. Mais uma obra incrível assinada por Danilo Beyruth e mais uma excelente leitura!

Pronto, diversas indicações para que você passe a conhecer o mundo dos quadrinhos nacionais! Mas…ainda não acabamos, vamos falar agora do projeto da Mauricio de Souza Produções, as Graphic MSP, idealizado por Sidney Gusman, as Graphic MSP são Graphic Novels dos clássicos personagens do Mauricio de Souza com uma abordagem diferente, um tanto quanto mais adultas. Diversos artistas Brasileiros foram convidados para esse projeto dando então vida a alguns dos melhores materiais nacionais que temos, vamos a eles!

Astronauta: MagnetarDanilo Beyruth

conteudo_91982Lembra do Astronauta? Não, então olha a foto ai do lado! Pronto, exatamente ele, nessa fantástica HQ Danilo Beyruth nos apresenta uma abordagem ficção cientifica total, uma história mui bem desenvolvida em cima desse tema e que realmente impressiona, tanto pela qualidade do roteiro quanto pelos desenhos. Astronauta acaba preso em sua nave durante uma missão e a partir daí conflitos internos, e aprendizados únicos. Vale muito ressaltar as cores que são da Cris Peter e ela da um verdadeiro show, é impressionante a forma como as cores expressam a história nesse quadrinho. Leia Magnetar e leia também a segunda edição çançada Astronauta: Singularidades, ambas incríveis histórias!

Turma da Mata: MuralhaArtur Fugita, Roger Cruz e Davi Calil.

11889562_850284151706773_699487617041384149_n-810x1171Sim, a turma da mata está aqui em uma história tão empolgante quanto Guerra civil, e isso não foi irônico, um metal raro faz está em jogo e a turma da Mata se opõe ao reino leonino, dentro desse simples contexto a história se desenvolve de uma forma leve mostrando a todos o potencial de Fugita em reinventar personagens. A arte e as cores contribuem ao contar a história tão bem quanto o roteiro. Leve, divertida e empolgante mais uma maravilha criada em terras tupiniquins.

Chico Bento: Pavor Espaciar – Gustavo Duarte.

Chico-Bento-Pavor-EspaciarSem duvida meu personagem favorito das histórias em quadrinhos de Mauricio de Souza, Chico Bento sempre foi meu companheiro quando criança enquanto devorava os quadrinhos. Nessa incrível história onde Chico e seu primo Zé Lelé são abduzidos por alienígenas! Talvez essa seja a MSP de maior marca autoral, aqui nos temos os personagens de Mauricio de Souza em sendo repaginados de forma incrível! Uma história leve e divertida acompanhada de um traço limpo e belo, “pavor espaciar” ganhou um lugar em meu coração como uma das minhas HQ´S favoritas sem duvida nenhuma. Aproveite.

turma-da-mônica-laços-capa

biduVou ficar com essas três indicações das MSP’s mas já adianto que vale muito a pena a leitura de todas elas. Turma da Monica: Laços vai te ensinar coisas preciosas; Bidu: Caminhos faz muito marmanjo chorar, aproveite esse projeto que deu vida a grandes obras.

E assim finalizamos o nosso Guia de Quadrinhos Nacionais, espero que vocês aproveitem a leitura e se você não conhecia o mercado nacional de quadrinhos passe a conhecer sabendo que temos sim histórias tão boas, ou melhores, que qualquer outra que você possa ler.

Um grande abraço a todos e até a semana que vem com o guia Vertigo, Dark Horse e outras editoras!

Danilo Gonçalves26 anos, designer e fundador do Canal “Os Mestres do Universo”

Facebook: https://www.facebook.com/canalosmestresdouniverso/

YouTube: http://www.youtube.com/c/OsMestresdoUniversomdu 

About The Author

Sou um leitor de Quadrinhos e fã de cinema desde que me entendo por gente. Minha primeira "revistinha" ganhei da minha mãe em 1983 e desde então não parei mais de ler. Portanto este é um blog de um cara que começou a ler HQs há mais de 30 anos e continua apaixonado por este universo !

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *