domingo, 22 de outubro de 2017

Guia: Vertigo

Guia: Vertigo

Olá Quadrinheiro. Te convido a ler mais um artigo muito bem pesquisado e elaborado pelo Danilo Gonçalves, do Canal “Mestres do Universo. Desta vez, sobre o Selo Vertigo, da DC Comics.

=========================================

Estamos de volta com o nosso guia de como começar a ler quadrinhos e dessa vez vamos falar sobre a minha editora de quadrinhos favorita! O quê? Sim, minha editora de super heróis favorita é a DC Comics, porém a minha editora de quadrinhos favorita é a linda e querida VERTIGO!

No inicio dos anos 90 a DC Comics anunciava a Vertigo, um novo selo da DC que focaria em histórias mais adultas, mais pesadas. Em um momento onde a arte era muito mais importante que a história, a Vertigo chegava pra revolucionar o mercado dos quadrinhos. Valorizando o roteiro muito mais do que o impacto visual, a Vertigo subvertia o gênero e apresentava Graphic Novels que beiravam a perfeição! 

Dentro dessa proposta a Vertigo lançou verdadeiras obras primas dos quadrinhos, histórias fantásticas sobre medo, opressão, desespero, preconceito e muito mais! Aqui vou te indicar sete HQs para leitura, mas leia o que puder da Vertigo, sério, leia tudo se puder!

Vamos a elas!

a-saga-do-monstro-do-pantano-livro-um-panini1° Monstro do Pântano: Alan Moore, Stephen Bissete e John Totleben   

Uma das melhores histórias de Alan Moore, e uma das primeiras publicações do selo Vertigo, Alan Moore dá uma nova e definitiva abordagem ao Monstro do Pântano. Já nas primeiras páginas sua cabeça explode e assim continua até o fim, uma história linear que mantém o alto nível até o quadrinho final! Alan Moore no melhor de Alan Moore em uma história de terror que te submerge de forma fantástica, com um desenvolvimento de personagens surreal e que te surpreende a cada linha! Leia O Monstro do Pântano!

2° Preacher: Garth Ennis e Steve Dillon.

preacher 2Se você tem algum problema com críticas à religião ou blasfêmias, pule para a próxima indicação! Preacher conta a história do pastor de uma cidade do Texas,  Jesse Custer que após se fundir com a entidade Genesis ganha o poder da “Palavra de Deus”. Através dela qualquer pessoa obedece todas as ordens de Jesse. Não vou falar muito sobre o roteiro, porém Jesse e seu bando saem em uma jornada épica pesada e incrivelmente roteirizada por Garth Ennis. Preacher é incrível, se você gosta desse tema, religião, anjos, sexo, violência escatológica e tudo de ruim do mundo, leia Preacher!

3° Sandman: Neil Gaiman

sandman-4Mais uma obra de arte dos quadrinhos, o que Neil Gaiman cria em Sandman é absolutamente Fantástico! Somos apresentados a Morpheus, o “Rei do Sonhar”, e não falarei mais nada sobre a história! Basta você saber que Sandman engloba quase tudo sobre o ser humano, sobre suas crises, medos e principalmente seus sonhos! Uma história sem clichês e com o peso necessário para criar um universo surpreendente! Sandman é essencial pra qualquer fã de quadrinhos!

4° Hellblazer: Jamie Delano e John Ridgway

hq-john-constantine-hellblazer-vol-1-original-sins-8395-MLB20003510841_112013-FUma das melhores fases de John Constantine. Os lançamentos da Vertigo para este personagens são fantásticos. Histórias pesadas cheias de mistério e o universo de Constantine elevado a 10 potência!!

5° Sweet Tooth: Jeff LemiredBlRkxW
Um universo pós-apocalíptico em que todos são híbridos!! Exatamente. Este é o universo dessa incrível história, após uma doença conhecida como flagelo destruir a humanidade. Apenas essa nova espécie de híbridos sobrevive. Gus é o personagem principal, um garoto com traços de cervo nos acompanha nessa incrível história em um dos melhores futuros distópicos que já foram apresentados pra mim!

6° 100 Balas: Brian Azzarello e Eduardo Risso

100-Balas-Volume-01_20130707_0001A incrível história de Brian Azzarello teve exatamente 100 edições entre 1999 e 2009, e nos apresenta ao agente Graves de quem pouco sabemos! Graves entrega a pessoas que sofreram injustiças uma maleta com 100 balas e uma licença para matar! Executando assim a vingança! Muito mais do que apenas isso, Graves conhece a fundo as limitações de cada uma dessas pessoas. E a história se desenvolve muito mais no conflito de cada um que recebe a maleta do que nos assassinatos! E no final a questão: Matar é tão fácil assim? Uma incrível história!

7 ° V de Vingança: Allan Moore, David Loyd

v-de-vingança-hqEm um futuro distópico um governo ditador e fascista governa a Inglaterra após um ataque nuclear. Uma nação com seus direitos e liberdades esmagados e em meio ao caos surge um revolucionário para enfrentar o poder do governo. V de Vingança é muito mais que uma simples história, é um retrato da forma como Alan Moore enxergava o mundo em meados dos anos 80, uma aula sobre a liberdade e a política. V de Vingança além de um clássico é uma história capaz de alterar a sua percepção de mundo! Mais uma obra prima do Mago dos Quadrinhos!

Essas foram as nossas indicações da Vertigo para a sua leitura. Claro que poderíamos facilmente passar o resto do dia inteiro aqui lendo sobre grandes histórias lançadas pelo selo. Então conheça a editora, pesquise outras histórias, e aproveite o melhor que a Vertigo tem para oferecer!

Danilo Gonçalves, 26 anos, designer e fundador do Canal “Os Mestres do Universo”

Facebook: https://www.facebook.com/canalosmestresdouniverso/

YouTube: http://www.youtube.com/c/OsMestresdoUniversomdu 

About The Author

Sou um leitor de Quadrinhos e fã de cinema desde que me entendo por gente. Minha primeira "revistinha" ganhei da minha mãe em 1983 e desde então não parei mais de ler. Portanto este é um blog de um cara que começou a ler HQs há mais de 30 anos e continua apaixonado por este universo !

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *