domingo, 22 de outubro de 2017

A Origem e a Lenda de Obi-Wan Kenobi – Resenha do Véio

A Origem e a Lenda de Obi Wan Kenobi

Olá, Quadrinheiro !

Quando eu recebi este livro pra fazer a resenha, me senti muito contente. Como leitor antigo de literatura de Guerra nas Estrelas ( aliás, o simples fato de falar “Guerra nas Estrelas” ao invés de Star Wars, já embute o adjetivo “antigo”, tornando a frase um pleonasmo… heheheh ), sempre que posso ler um livro que ainda não tive a chance de ler, é uma oportunidade feliz.

A Origem e a Lenda de Obi-Wan Kenobi é uma leitura bem divertida, rápida e nostálgica. Lançado em 2008 com o título original de “The Life and Legend of Obi-Wan Kenobi“, o livro que era cânone, passou a fazer parte do universo Legends depois que a franquia foi vendida para a Disney. A edição que recebi foi lançada pela Universo dos Livros, pelo selo Universo Geek. O livro tem excelente qualidade, páginas amarelas com letras pretas, tamanho de fonte excelente pra leitura e leve pra segurar, já que são aproximadamente 190 páginas de história apenas.

Que acontece ?

Capa originalA história do livro é basicamente uma biografia do cavaleiro/mestre Jedi Obi-Wan Kenobi. Iniciando desde sua infância, o momento em que ele fabrica seu primeiro sabre de luz, e vai até ano após a morte do velho Mestre Jedi. É basicamente uma recapitulação um pouco mais detalhada dos 6 filmes, só que sob o ponto de vista de Obi-Wan Kenobi. Temos momentos mágicos com seu mestre Qui-Gon Jinn, momentos com o jovem Anakin, revivemos as passagens dos filmes, com os mesmos diálogos reproduzidos no cinema, e algumas lacunas são preenchidas com histórias não mostradas, como seu período no deserto de Jundland em Tatooine, algumas passagens de Anakin em seu treinamento, todo o pensamento do Mestre Obi-Wan além do que ele dizia nos filmes, a origem do nome Ben Kenobi e como ele aprendeu a se unir a Força com o espirito de Qui Gon Jinn. Suas motivações, sentimentos, medos… a proteção do jovem Luke e também o que houve com ele durante sua estada na Força após “O Retorno de Jedi“.

Capa alternativa originalUma das coisas que mais gostei no livro, é que ele começa com Luke Skywalker a procura do congelado Han Solo em Tattooine. Logo após os eventos de “O Império Contra-Ataca“, Luke procura Han Solo e Boba Fett e neste meio tempo retorna à casa do velho Kenobi em Tatooine com a esperança de conseguir um novo sabre de luz e encontra um velho diário. É através deste diário que Luke aprende a fabricar seu sabre novamente e conhece um pouco mais da história dos Jedi e descobre realmente o que aconteceu com seu pai. Tudo sob o ponto de vista de Kenobi. São vários momentos do livro em que temos esta “paradinha” da história de Obi-Wan pra acompanhar Luke.

O livro é muito bom. Eu apenas confesso que nas partes que eram exatamente iguais ao filme, senti alguma ansiedade. Basicamente mais da metade do livro se passa nestes momentos que você já conhece, e isso gera alguma quebra o ritmo na hora da gente se manter conectado, já que fiquei bem ansioso com as partes inéditas com o personagem. Entenda que é legal pacas a gente saber sobre o pensar do velho mestre, mas ao mesmo tempo, a gente quer que passe isso logo pra ver o que tem de novo, do que não sabemos ainda. Acho que é só isso que “pegou” na leitura. Mas considerando que é um livro leve, curto e basicamente biográfico, é algo esperado.

O final do livro é emocionante, daqueles que fazem justiça ao legado de um personagem tão importante quanto. É aqueles casos de toda biografia, você sabe o que vai acontecer, mas quer sentir os detalhes e isso foi muito bem feito. Ainda queria que tivesse mais aventuras inéditas do velho Obi-Wan, assim como tem em outros livros e possivelmente, no anunciado filme solo do personagem.

A história também recebeu uma quadrinização, e alguns momentos bem legais foram transformados em imagens, como esta abaixo. Deixo aqui só pra aguçar um pouco a sua curiosidade sobre uns dos momentos inéditos da história do velho Ben.

Quadrinização do Livro - A Origem e a Lenda de Obi-Wan Kenobi.

Quadrinização do Livro – A Origem e a Lenda de Obi-Wan Kenobi.

Quem autora ?

O escritor é Ryder Windham, autor de diversas novelizações de Star Wars ( o que explica bastante estes trechos dos filmes na narrativa ) e também lançou livros com a mesma idéia, um do Luke, chamado : Uma Nova Esperança: A vida de Luke Skywalker ( que está comigo para ler também, e será a próxima resenha ) e também A Ascensão e Queda de Darth Vader. Todos pela Universo dos Livros. Este do Vader eu também irei adquirir, obrigatoriamente ! Acho que só por este comentário, você já pode sentir que eu gostei bastante do que eu li.

Recomendo a leitura de A Origem e a Lenda de Obi-Wan Kenobi. Acho que mesmo sendo Legends, é uma leitura muito legal. Já lí muitos livros de Star Wars, e nem todos são tão divertidos e nostálgicos como este.

O Universo Legends tem fidelidade cronológica dentro dele mesmo, já que era o antigo cânone de Guerra nas Estrelas. É muito rico, com grandes momentos maravilhosamente escritos. E eu recomendo fortemente a leitura de muitos títulos que levem este selo.

Abraços do Quadrinheiro Véio !

 

About The Author

Sou um leitor de Quadrinhos e fã de cinema desde que me entendo por gente. Minha primeira "revistinha" ganhei da minha mãe em 1983 e desde então não parei mais de ler. Portanto este é um blog de um cara que começou a ler HQs há mais de 30 anos e continua apaixonado por este universo !

Related posts

2 Comments

  1. Dinho

    Parabens Alan!!! o meu filho (Turu) começou a ler o livro “Herdeiro do Jedi” e ja começou a ficar inspirado para ler novos livros na sequencia, vou adquirir esse titulo e depois que eu ler vou passar para ele!!! abcs

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *